A Prefeitura de Caarapó, através da Secretária de Assistência Social, realizou na última sexta-feira (13), o cerimonial de entrega de certificados dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A cerimônia aconteceu na Câmara de Vereadores de Caarapó, com a presença de diversas autoridades municipais, formandos e famílias.
Prestigiaram a solenidade de entrega de certificados as seguintes autoridades: A vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), que no ato representou o prefeito Mário Valério (PR), o vereador Manoelito Félix de Oliveira (PMDB), que no ato representou o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz de Almeida Miranda (Macarrão), a secretária de Assistência Social, Zoraide Cáceres Rojas vieira, o diretor administrativo do Sindicato Rural de Caarapó e mobilizador do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Odilson Bandeira Duarte e a coordenadora do Pronatec em Caarapó, Gisele Campos.

Prestigiaram também a cerimônia os vereadores Aparecido dos Santos (PR) e Lucciene Cavalheiri (PDT), a secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, o secretário de Saúde, Ivo Benites, o secretário de Administração e Finanças, José Claudio Poças Coneglian e outras autoridades.

De acordo com a coordenadora do Pronatec em Caarapó, Gisele Campos, foram entregues os certificados dos cursos de produtor de mandioca promovido na Aldeia Te’ Ýikue e no distrito de Nova América e do curso de horticultor orgânico, desenvolvido na Aldeia Te’ Ýikue, totalizando assim 36 certificados pelo Senar.
A secretária Zoraide Cáceres Rojas Vieira disse que o Pronatec vem sendo parceiro da administração municipal no desenvolvimento de cursos no sistema “S” que são Senai, Senac e Senar. “No ano passado tivemos o privilégio em meio a todas as dificuldades de realizar 14 cursos, e para este ano a nossa expectativa é continuar com esse objetivo que é de investir cada vez mais no ser humano”, observou.

“Estamos reunidos para celebrar a conclusão desta conquista e ao mesmo parabenizar a todos os concluintes que foram perseverantes e que não mediram esforços para enfrentar as dificuldades para chegar até esse momento. Vale ressaltar que o conhecimento é um bem adquirido e não pode retirado de ninguém. Além dessa formação profissional houve algo muito importante entre vocês que foram a socialização e as trocas de experiências. Que vocês aproveitem estes cursos da melhor forma possível e que sejam também multiplicadores lá em suas famílias e comunidades”, finalizou Zoraide.

A vice-prefeita Marinalva de Souza Farias da Costa parabenizou os concluintes que tiveram a coragem e a inciativa de buscarem a capacitação e a busca pelo conhecimento. “Esse aprendizado além de oferecer a oportunidade de vocês terem uma alimentação diferenciada vai contribuir também como uma fonte de renda para cada família. Sem contar que no futuro poderemos ter futuros empreendedores dentro desse setor o qual cada um se capacitou. E com isso quem ganha não é somente o participante do curso, mas sim também o município, pois isso significa progresso, desenvolvimento e geração de renda”, enfatizou.

Marinalva disse ainda que o prefeito Mário Valério está cada vez mais preocupado com o bem estar da sociedade caarapoense, e que inclusive teve que faltar a referida cerimônia, por ter ido a uma cidade do Paraná, em busca de experiências de outros projetos para serem implantados em Caarapó.

O Pronatec é uma das principais ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Criado pela Lei nº 12.513/2011, essa parceria prevê a oferta gratuita de qualificação profissional para pessoas inscritas no CadÚnico na modalidade intitulada Bolsa Formação Trabalhador.

Caarapó News