A Polícia Militar apreendeu 318 armas de fogo em Mato Grosso do Sul no primeiro trimestre de 2015. O número é 17% maior em comparação ao mesmo período do ano passado quando foram apreendidos 272 revólveres.

Em Dourados, segunda maior cidade do estado e distante 214 quilômetros de Campo Grande, o número de apreensões é o dobro. De janeiro a março do ano passado, a polícia capturou 26 armas. Enquanto neste ano já foram apreendidas 51.

Segundo a PM, o aumento de apreensões de armas é justificado pela intensificação do patrulhamento e aumento de denúncias e do porte de arma. A maioria das armas não é registrada e entra no estado pelas regiões de fronteira.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública disse que monitora a entrada de armas nas fronteiras com grupos especiais, como o Departamento de Operações de Fronteira (DOF).

Para reduzir a circulação de armas irregulares no país, o governo federal realiza a campanha do desarmamento, em que as pessoas entregam as armas voluntariamente e recebem até R$ 450 pela troca.

g1 ms