Fabricada no Brasil, tudo indica que a nova L200 Triton Sport vai mexer com o mercado das picapes médias do País. A nova versão oferece conforto e sofisticação, sem perder o DNA da marca, que é força e robustez.

O modelo vem equipado com o motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, aliado com o exclusivo sistema MIVEC. Essa nova combinação reduziu o peso em 30kg do veículo.

Com 190 cv e 43,9 kgfm de torque, o modelo é produzido na fábrica da Mitsubishi Motors em Catalão (GO) e estará disponível a partir de outubro em três versões: L200 Triton Sport HPE Top, R$ 174.990,00; L200 Triton Sport HPE, R$ 164.990,00 e L200 Triton Sport GLS, R$ 131.990,00.

O sistema MIVEC tem atuação dinâmica no comando de válvulas. Com ele, é fácil dosar a quantidade ideal de ar no motor evitando perdas e aumentando a eficiência energética do motor.

A turbina de geometria variável permite que o novo motor seja capaz de entregar alto torque a baixas rotações e potência em regimes elevados.

O sistema de tração Super Select II é o mais completo do mercado: 4×2, 4×4 (que pode rodar no asfalto), 4×4 com bloqueio do diferencial central e 4×4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central.

Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, com um simples toque no botão o carro é capaz de superar com facilidade o terreno.

A nova picape chega para complementar a linha da L200 Triton, que continua a ser comercializada no Brasil nas versões: L200 Triton Savana MT/AT, R$ 138.990,00/ R$ 146.990,00; L200 Triton Outdoor AT, R$ 136.990; L200 Triton GLX, R$ 111.990,00; L200 Triton 2.4 Flex Outdoor, R$ 91.990,00 e L200 Triton GL, R$ 105.990,00. No total, são nove versões.

ESPAÇO

Na quinta geração, o novo modelo tem boas dimensões externas e interior espaçoso. O design lateral oferece visual único através do J-Line, que resulta em melhor performance dinâmica, agilidade e facilidade de condução.

Com o J-Line, foi possível reduzir a distância entre eixos, sem prejudicar o conforto interno e a capacidade de carga, trazendo como benefício a agilidade dinâmica e a facilidade em manobras.

O raio de giro é o melhor da categoria, com apenas 5,9 metros. A nova picape apresenta conforto e baixos índices de ruídos.

Ainda vem equipada com faróis de bi xênon com DRL, maçanetas cromadas e espelho com rebatimento elétrico, na versão topo de linha.

ITENS

A picape vem equipada com ar-condicionado Dual Zone, Sistema Multimídia Power Touch com tela de 7”, botão Start/Stop para partida sem chave, câmera de ré e sensores de chuva, luminosidade e estacionamento.

Os bancos com couro têm melhor ergonomia e foram desenvolvidos para dar mais conforto – e menos fadiga – em viagens longas.

O banco do motorista vem com regulagem elétrica, na versão Sport HPE Top, e também equipada com o sistema de proteção com Full Airbags, com nove bolsas: frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista. img_3299

A nova L200 Triton Sport vem equipada com controle de tração e estabilidade ATSC, que garante mais segurança, precisão e controle.

O Controle de Estabilidade (ASC) atua em momentos de instabilidade, quando os pneus estão escorregando em pisos com baixa aderência ou quando o veiculo está fazendo movimentos súbitos que indiquem perda de direção.

O Controle de Tração (ATC) freia as rodas que estão derrapando e otimiza a entrega de torque do motor em condições de perda de tração, seja ela provocada por pisos escorregadios ou durante a transposição de um difícil obstáculo.

Além disso, o veículo vem com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que facilita as manobras.

Ela também é equipada com o TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança.

FREIO E SEGURANÇA

O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS. Essas tecnologias fazem com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas.

Outro item é o Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador. Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

Em conjunto com tudo isso, está o ESS (Emergency Stop Signal), sinalização de frenagem de emergência, que funciona como um alerta para evitar colisões, acionando as luzes de frenagem de forma intermitente.

Adicionalmente, a carroceria recebeu proteção extra com o uso de materiais de alta resistência aplicados em regiões estratégicas. Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em caso de um eventual acidente.

ÁGUA NA PISTA

O atual modelo tem uma função de dissipador de água para trechos alagados. Com essa característica, a água não é projetada para o para-brisa, que atrapalha a visão do motorista, mas é lançada para as laterais.

A nova suspensão SDS II tem barra estabilizadora expandida e molas helicoidais mais rígidas, que trabalham em harmonia com os amortecedores.

Na dianteira é independente, com braços triangulares duplos. Na traseira, eixo rígido e molas semielípticas, conhecido também como feixe de molas. A capacidade de carga é de 1.075 kg, e de reboque com freio é de 2.300kg.

CORES E PREÇOS

A All New L200 Triton Sport tem a MitRevisão com preço fixo, o mais baixo da categoria, e será oferecida em oito cores: Branco Alpino, Branco Fuji, Prata Rodhium, Prata Cool, Cinza Londrino, Preto Ônix, Vermelho Rubi, Marrom Cacau e Azul Petróleo.

A variação de preço é feita a partir dos itens que a picape tem:

L200 Triton Sport HPE Top – R$ 174.990,00
L200 Triton Sport HPE – R$ 164.990,00
L200 Triton Sport GLS – R$ 131.990,00
L200 Triton Savana MT- R$ 138.990,00
L200 Triton Savana AT – R$ 146.990,00
L200 Triton Outdoor AT – R$ 136.990
L200 Triton GLX MT – R$ 111.990,00
L200 Triton GL MT – R$ 105.990,00
L200 Triton 2.4 Flex Outdoor – R$ 91.990,00

IMPRESSÕES AO DIRIGIR

O teste na L200 foi feito em Mogi Guaçu (SP), no Autódromo Velocittà. O modelo usado foi o HPE Top, destaque da linha.

A picape mudou completamente: a dirigibilidade merece muitos elogios e a montadora acertou o centro de gravidade. A impressão é de estar a bordo de um sedã de luxo.

Circuito inicial do teste foi “on-road”, percorrendo cerca de 80 quilômetros de asfalto. A camionete mostrou-se muito estável, confortável, e econômica.

Apesar de ter sido reduzida as cilindradas, seguindo uma tendência mundial, o seu novo motor se comportou bem, foi silencioso e ágil.

Uma nova volta no autódromo serviu para analisar a tecnologia implementada no veículo. O modelo foi testado em diferentes situações de risco, como necessidade de acelerações, frenagens e curvas bruscas.

O resultado foi positivo e dá para afirmar que a nota é alta no uso dos diferentes sistemas existentes no veículo.

No “off-road”, foi possível conhecer a outra parte tecnológica da L200. Em um percurso bastante ríspido, onde o motorista precisava ficar sempre atento com obstáculos que variavam entre buracos, descidas e subidas íngremes, o veículo passou confiança e conforto.

Parece que a Mitsubishi vai incomodar bastante a concorrência.