O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), disse ter conversado por cerca de meia hora com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, na manhã desta quinta-feira (16). Na pauta, a reforma tributária defendida pela União, que espera apoio dos Estados para adotar novas medidas fiscais.

Segundo Reinaldo, o ministro telefonou para pedir apoio do governo estadual aos planos da União para o setor. A reforma tributária inclui mudanças em tributações como o PIS Cofins e o ICMS.

O tucano disse ter afirmado a Levy que apoiará o projeto do governo federal se houver garantias de ressarcimento de perdas aos cofres estaduais. “Essa reforma do ICMS é essencial para destravar investimentos. Empresas poderão tomar decisões com segurança, sabendo qual será o impacto”, disse recentemente o ministro sobre o tema.

A renegociação da dívida do Estado também fez parte da conversa entre Reinaldo e Levy. O governador disse ter aproveitado o contato para articular possível renegociação dos débitos, já que “Mato Grosso do Sul é um dos estados mais endividados da federação”.

Transparência

Reinaldo também reafirmou nesta quinta-feira (16) que um projeto de lei será enviado, à Assembleia Legislativa, instituindo um painel de transparência do Estado. Segundo o tucano, o texto está em fase final de elaboração.

“A população poderá acompanhar o desenvolvimento do Estado, o que é arrecadado e onde é gasto o dinheiro. Neste painel também terá os salários de cada servidor público, inclusive do governador”, disse Reinaldo, em agenda pública no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande.

Reinaldo não falou em prazos. Disse que a expectativa é de aprovar o projeto em breve – o Legislativo entra em recesso nesta semana e retoma os trabalhos em agosto.

Convênios

Outro assunto abordado por Reinaldo foi ligado à logística de transporte. Ele disse que no dia 22 de julho assinará contratos para recuperação de estradas estaduais, além de comentar sobre plano de reativação de escritórios da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) em municípios do interior do Estado, por meio de convênios com as prefeituras, voltados a melhorias em vias vicinais.

midiamax