Mato Grosso do Sul está em 5º lugar no ranking nacional por densidade de raios, o que significa que o Estado é atingido por 4,24 milhões de raios por ano. Os dados são Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que divulgou também que o Brasil é o país onde recebe a maior queda de raios do mundo.

No ranking mundial, o Brasil está com 57,8 milhões de raios por ano, seguido por República Democrática do Congo com 43,2 milhões, em terceiro lugar está os Estados Unidos com 35 milhões, em quarto lugar a Austrália com 31,2 milhões e em quinto lugar no ranking, a China, que é atingida por 28 milhões de raios por ano.

Já no ranking nacional, o local onde mais cai raios no país é no Amazonas, com 11  milhões de registros por ano, seguido pelo Pará com 7,8 milhões e Mato Grosso, com 6,81 milhões de casos. Em quarto lugar está Rio Grande do Sul com 5,18 milhões e em quinta colocação, Mato Grosso do Sul recebe 4,24 milhões de descargas elétricas por ano.

Ainda de acordo com a pesquisa do INPE, a previsão de raios não está relacionada apenas com as chuvas da estação, mas leva em consideração também informações meteorológicas, condições dos oceanos e dados históricos.

correiodoestado