Os foliões deste Carnaval 2015 terão mais dias para curtir o horário de verão, podendo aproveitar as praias e balneários brasileiros, que são as principais opções de lazer nesta época. Isso por que a mudança de horário acontece no dia 22 de fevereiro, ou seja, cinco dias depois do Carnaval e quatro após o feriado de Cinzas.

O horário de verão havia começado no dia 19 de outubro do ano passado, quando os relógios foram adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida foi adotada para economizar energia neste período de maior consumo, e só foi estendido por conta dos feriados, que este ano acontecerão um pouco mais tarde, em relação aos anos anteriores.

Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.
Para a professora de Ciências, Alessandra Olmedo, 36 anos, com o adiamento do horário de verão, as pessoas terão mais tempo para executar atividades esportivas, além é claro de prestigiar as festas de Carnaval. “Para aproveitar o dia é bem melhor, já que as pessoas estão acostumadas mesmo com esse horário”, comentou.