Da cabine do avião, piloto tira fotos incríveis de tempestades

Um dos flagrantes do holandês Christiaan van Heijst mostra uma severa frente fria, que, não tivesse sido contornada, poderia ter derrubado sua aeronave

O perigo das tempestades não assusta o piloto de aviões Christiaan van Heijst, que encontrou nos momentos de alerta uma chance de fazer imagens incríveis. Desde que começou a voar, aos 14 anos, o holandês faz fotografias da vista privilegiada de dentro da cabine.

“Quando vejo uma grande tempestade ou a aurora boreal eu me sinto pequeno e insignificante se comparado à energia pura, à beleza e ao tamanho do que está acontecendo na minha frente”, disse ao jornal Daily Mail.

Em junho, Van Heijst conseguiu fotografar uma severa frente fria que poderia ter derrubado sua aeronave, caso não tivesse agido rapidamente. “A nuvem apareceu no nosso radar apenas alguns minutos antes e começou a mostrar um incrível visual luminoso, cada vez mais intenso”, relatou, em uma publicação no Facebook. Segundo ele, foi preciso desviar o voo cerca de 10 quilômetros para contornar o perigo.
Responsável por pilotar grandes aviões de carga, Van Heijst conta que, apesar de parecer, não coloca a vida em perigo para fazer as imagens. Elas costumam ser captadas quando seus colegas estão no comando ou quando a tempestades não é tão severa. “Meus colegas me agradecem porque podem mostrar aos seus familiares em casa como é o nosso trabalho nos ares”, afirmou.