Quando a história que tanto ouvimos falar se materializa em formas, brilho, peso e força, conseguimos ter a dimensão de fatos e momentos que culminaram no nosso presente. É o exercício possível por meio dos museus, que conservam memórias e que resgatam narrativas.

Contudo, a história vive também fora das paredes e vitrinas, como em Aquidauana, a cerca de 140 km da Capital, onde uma verdadeira relíquia histórica está, inclusive, disponível à venda. Raridade de valor inquestionável, que carrega marcas de batalhas que defendeu, o sabre imperial, que posteriormente foi convertido na aurora republicana, pode ser adquirido por R$ 6 mil. É um valor alto para os bolsos modestos, ainda mais durante a crise, mas a relíquia tem despertado o interesse de colecionadores Brasil a fora.

O artefato está anunciado num site de vendas e facilmente desperta olhares. Chama atenção pelas formas rebuscadas, pelos desenhos e símbolos moldados com esmero – desde o punho (guarda-mão) aos detalhes da bainha que o conserva. A proprietária prefere permanecer incógnita, mas concordou em passar a ficha, por meio da empresa especializada que efetua a venda, Logik Web.

Uma análise superficial indicou vestígios de sangue na lâmina (Divulgação/Logik Web)
Uma análise superficial indicou vestígios de sangue na lâmina (Divulgação/Logik Web)

Relíquia de família
A peça está na família da proprietária há mais de 60 anos. “Foi um presente de um paraguaio em Pedro Juan Caballero ao patriarca da família e desde então foi passando de geração a geração”, aponta.

Por motivos diversos, a espada está à venda. “Para colecionadores ou interessados em manter a história latente e preservada. E é interessante e lamentável, ao mesmo tempo, que as ofertas que recebemos são ridículas e absurdas, muito abaixo do valor real que ela possui”, explica a nota da empresa vendedora, que atua também no comércio de artefatos e espadas artesanais. “Tem a ver com o desprezo pela cultura de um povo, comparando aos demais países que remontam com honra sua história”, conclui.

O sabre histórico está aos cuidados da Logik Web. O contato pode ser estabelecido por meio do telefone (67) 99830-4655.